CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRONOFARMACOLOGIA NO DESIGN DE NOVOS FÁRMACOS
Resumo
Os seres vivos, desde o seu surgimento e durante o processo de evolução, estiveram submetidos a fenômenos ambientais periódicos e recorrentes, representados pelos ciclos geográficos: as estações do ano, os ciclos lunares, as marés e o ciclo dia/noite.
Os fenômenos ambientais recorrentes influenciam, de forma marcante, a organização funcional dos seres vivos. Os organismos respondiam os fenômenos ambientais com sequências de reações químicas. Alguns seres vivos estabeleceram conexões entre várias etapas das sequências ambientais que as evoca, originalmente. Através do acoplamento enzimático, portanto, por um processo de aceleração catalítica, os organismos adquiriram a capacidade de responder antecipadamente às mudanças cíclicas do meio ambiente. Desta forma, os organismos passaram a refletir ativamente os fatores ambientais, antecipando, no seu protoplasma, as mudanças cíclicas do mundo externo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).