PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS RAIZEIROS QUE ATUAM NA CIDADE DE NATAL (RN)

Authors

  • Tatiana Soares de Araújo Universidade Federal de Natal - RN (UFRN)
  • Cristina Robson de Brito Universidade Federal de Natal - RN (UFRN)
  • Maria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar Universidade Federal de Natal - RN (UFRN)
  • Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho Universidade Federal de Natal - RN (UFRN)

Abstract

As plantas medicinais, conhecidas e utilizadas pelos nossos antepassados, encontram-se em expansão, em todo o mundo. Levantamentos realizados, em diferentes países, evidenciaram que a utilização de plantas medicinais vem se tornando cada vez mais popular, no mundo industrializado (BREVOORT, 1998). Embora a medicina moderna esteja bem desenvolvida, grande parte da população dos países e desenvolvimento depende das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos para a sua atenção primária.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população de paises desenvolvidos utilizam-se de práticas tradicionais na atenção primária e, desse total, 85% usam plantas medicinais. No Brasil, não se sabe com exatidão o numero de pessoas que utilizam as plantas, mas, seguramente, essa tendência mundial também é seguida (CALIXTO, 2000a). na região de Bauru (SP), mais de 95% das pessoas conhecem plantas medicinais e apenas 10,8% não fazem uso desse tipo de tratamento (ANNICHINO, et al., 1981).

How to Cite

Soares de Araújo, T., de Brito, C. R., Ribeiro Dantas de Aguiar, M. C., & Ribeiro Dantas de Carvalho, M. C. (2015). PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS RAIZEIROS QUE ATUAM NA CIDADE DE NATAL (RN). Infarma - Pharmaceutical Sciences, 15(1/3), 77–79. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/853

Issue

Section

Original article