A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO MANEJO DA FARMACOTERAPIA INSULÍNICA: UM RELATO DE CASO
PDF

Como Citar

Marconcini, S. M. (2019). A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO MANEJO DA FARMACOTERAPIA INSULÍNICA: UM RELATO DE CASO. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 6(6), 14–20. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/2663

Resumo

O diabetes é considerado uma doença crônica não transmissível, caracterizada por níveis persistentemente elevados de glicemia. O controle da condição é fundamental para melhorar os desfechos e reduzir custos em saúde. No município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, apesar do protocolo de assistência farmacêutica vigente, notou-se um elevado grau de pacientes com diabetes descompensados. Por conta do fácil acesso aos valores glicêmicos, por meio dos relatórios gerados pelos glicosímetros fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, optou-se por implantar o serviço de cuidado farmacêutico para pacientes em uso de insulina, a fim de melhorar as metas glicêmicas. A paciente acompanhada apresentava diabetes tipo 1, apresentava problemas de adesão a terapia medicamentosa, com importantes variações glicêmicas e picos de hipoglicemia que a levavam a se sentir mal. Durante as consultas farmacêuticas foram feitos encaminhamentos e orientações quanto à farmacoterapia que possibilitaram o desaparecimento das crises de hipoglicemia, com a troca da medicação, e a adesão da paciente. Frente a isso é possível concluir que o cuidado farmacêutico demonstra uma importância ímpar no otimização da farmacoterapia.

PDF

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.