Resumo
Saúde Mental é muito mais do que a ausência de doenças e envolve fatores físicos, mentais, socioeconômicos e ambientais. Baseando-se na Política Nacional de Saúde Mental, o município de Goiânia, onde se passa a experiência, possui um modelo estruturado de atenção aos pacientes psiquiátricos. O presente trabalho foi desenvolvido, entre janeiro de 2017 e julho de 2018, em um CAPS tipo II. O objetivo geral foi organizar os serviços farmacêuticos e inserir estes serviços no fluxo de atendimento da unidade de saúde. Em reunião com a equipe multiprofissional, os serviços farmacêuticos foram selecionados e, posteriormente, organizados de acordo com a especificidade de cada um. Foram elaborados indicadores capazes de fornecer dados a respeito do impacto desses serviços e os pacientes foram selecionados e encaminhados para os serviços farmacêuticos. Para se padronizar as atividades, foi elaborado um Manual de Procedimentos Operacionais Padrão contendo: dispensação especializada dos medicamentos, triagem dos pacientes, agendamento, consulta farmacêutica, consulta/armazenamento das informações e acompanhamento dos pacientes. Avaliando os dados obtidos após a implantação do Cuidado Farmacêutico, foi possível perceber que o número de “receitas aviadas” destaca-se dos demais, o que denota claramente que a grande maioria dos pacientes são polimedicados e necessitam dos serviços providos pelo farmacêutico. A partir da construção desse modelo de inserção do Cuidado Farmacêutico em uma equipe multiprofissional de saúde mental, torna-se necessário uma avaliação quantitativa e qualitativa dos benefícios que estes serviços trazem não só para os pacientes, mas também para a gestão pública.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.