IMPLANTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA “INTERLAGOS”
PDF

Como Citar

Penteado, M. G. (2019). IMPLANTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA “INTERLAGOS”. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 6(6), 28–33. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/2665

Resumo

No final do mês de janeiro de 2018, foi inaugurada a farmácia na Estratégia de Saúde da Família Gabriel Marques Fernandes - “Interlagos”. Desde os primeiros atendimentos, notou-se a necessidade de uma atenção diferenciada no local, devido à falta de adesão ao tratamento pela população observada pelo farmacêutico por meio da grande quantidade de medicamentos devolvidos à farmácia. Diante das dificuldades do cotidiano e com o início do Projeto Cuidado Farmacêutico no SUS, foi dado início às atividades de orientação farmacêutica na unidade, priorizando os idosos. Durante os atendimentos, houve a necessidade da elaboração da Caixa para Medicamentos e a criação de etiquetas explicativas com o objetivo de auxiliar na adesão ao tratamento e estimular o autocuidado, facilitando a identificação dos horários dos medicamentos – os pacientes selecionados para o projeto são orientados a trazer sua caixa todos os meses para que seja possível ajudar a manter a mesma organizada. Com o projeto de orientação farmacêutica e a entrega das caixas de medicamentos, o farmacêutico passou a participar mais ativamente das atividades desenvolvidas dentro da unidade de saúde passando a fazer parte da equipe multidisciplinar, ganhando mais visibilidade dentro da equipe e diante dos pacientes. Nos próximos passos, pretende-se ampliar o projeto para que mais pacientes possam ser beneficiados pelo atendimento farmacêutico, visando diminuir as perdas de medicamentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes incentivando o uso racional de medicamentos, daí a necessidade de se criar estratégias integradas de prevenção e controle de doenças e de fatores de risco modificáveis. 

PDF

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.