IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE CUIDADO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA BÁSICA
PDF

Como Citar

Meira, A. P. M. F. (2019). IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE CUIDADO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA BÁSICA. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 6(6), 51–59. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/2668

Resumo

A implantação do serviço de cuidado farmacêutico na Farmácia Básica de Barra do Choça ocorreu a partir do Projeto de Cuidado farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia. Os objetivos da implantação desse serviço na Farmácia Básica foram, além de fortalecer a assistência farmacêutica do município, reduzir os riscos e custos com o serviço de saúde, melhorando os desfechos clínicos dos pacientes com hipertensão e diabetes mellitus, aliado a uma abordagem centrada no paciente e à longitudinalidade do seu cuidado. Dentre os problemas relacionados à farmacoterapia, identificou-se que 62% dos pacientes não realizavam o monitoramento da pressão arterial e glicemia, 43% administravam de forma incorreta o medicamento e 37% descontinuaram o tratamento. Com relação à adesão ao tratamento, no início do estudo, era baixa em 50% dos pacientes e, durante o acompanhamento, houve melhora da adesão. Foram realizadas algumas intervenções farmacêuticas, com destaque para recomendação do monitoramento da pressão e glicemia (62%), prescrições farmacêuticas e recomendação de exames laboratoriais (56%). Dessa forma, verificou-se o quanto é relevante a continuidade e ampliação das consultas farmacêuticas em todo o horário de funcionamento do serviço e em outras unidades de saúde. É imprescindível que se tenha mais profissionais atuando na farmácia clínica, que a infraestrutura seja garantida, que haja capacitações continuadas e que o farmacêutico tenha uma interação maior com os outros profissionais da saúde. 

PDF

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.