Resumo
A implantação do serviço de cuidado farmacêutico na Farmácia Básica de Barra do Choça ocorreu a partir do Projeto de Cuidado farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia. Os objetivos da implantação desse serviço na Farmácia Básica foram, além de fortalecer a assistência farmacêutica do município, reduzir os riscos e custos com o serviço de saúde, melhorando os desfechos clínicos dos pacientes com hipertensão e diabetes mellitus, aliado a uma abordagem centrada no paciente e à longitudinalidade do seu cuidado. Dentre os problemas relacionados à farmacoterapia, identificou-se que 62% dos pacientes não realizavam o monitoramento da pressão arterial e glicemia, 43% administravam de forma incorreta o medicamento e 37% descontinuaram o tratamento. Com relação à adesão ao tratamento, no início do estudo, era baixa em 50% dos pacientes e, durante o acompanhamento, houve melhora da adesão. Foram realizadas algumas intervenções farmacêuticas, com destaque para recomendação do monitoramento da pressão e glicemia (62%), prescrições farmacêuticas e recomendação de exames laboratoriais (56%). Dessa forma, verificou-se o quanto é relevante a continuidade e ampliação das consultas farmacêuticas em todo o horário de funcionamento do serviço e em outras unidades de saúde. É imprescindível que se tenha mais profissionais atuando na farmácia clínica, que a infraestrutura seja garantida, que haja capacitações continuadas e que o farmacêutico tenha uma interação maior com os outros profissionais da saúde.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.