Resumo
Com objetivo de implantar o projeto do cuidado farmacêutico no município de Maceió (AL), iniciou-se a elaboração de um mapa de trabalho, visando detalhar a atuação clínica do farmacêutico. O foco foi o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, com dificuldades de alcançar seus objetivos farmacoterapêuticos, identificados no momento da dispensação ou encaminhados pela equipe de saúde, durante as palestras educacionais. O atendimento foi baseado em etapas, por meio de formulários estabelecidos de consulta farmacêutica-introdução (o que o paciente espera do atendimento), coleta de dados e identificação de problemas (identificação de necessidades relacionadas a medicamentos), ações/soluções (plano de cuidado com o paciente) e fechamento da consulta (estratégias de segurança para o paciente). Inicialmente, foram acompanhados 20 pacientes no período de abril a agosto de 2018, entre hipertensos e diabéticos. A maioria era do sexo feminino, com idade variando entre 30 e 75 anos. Destes pacientes, nove apresentaram baixa adesão ao tratamento e seis apresentaram necessidade de farmacoterapia, afetando diretamente o alcance das metas terapêuticas. As intervenções farmacêuticas obtiveram grande aceitação, tanto dos profissionais médicos como dos pacientes envolvidos. Dentre as estratégias de aconselhamento farmacêutico utilizadas destacam-se: acolhimento do paciente, orientações envolvendo mudanças de estilo de vida e condição de saúde, fornecimento de materiais para melhorar a adesão e autocuidado, adequação no horário de utilização dos medicamentos, encaminhamentos e elaboração de plano terapêutico. Por meio de registros em método SOAP, os pacientes obtiveram melhoras significativas, alcançando valores pressóricos e glicêmicos satisfatórios, mostrando que o seguimento farmacêutico é fundamental para a obtenção dos resultados terapêuticos necessários.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.