Clínica ampliada e compartilhada no cuidado em diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp98-105

Palavras-chave:

diabetes, clínica ampliada, atenção básica,

Resumo

Trata-se de um relato da experiência no acompanhamento multiprofissional do paciente com diabetes, pautado na diretriz de clínica ampliada e compartilhada do Programa Nacional de Humanização (HumanizaSUS). O presente trabalho busca expor a experiência do cuidado compartilhado, entre o usuário J. C. R., de 72 anos, vivendo com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) há mais de 20 anos, e o farmacêutico e o nutricionista, com apoio das equipes do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da UBS
Itapoã, na zona sul de Londrina. Foi considerado o período entre janeiro e outubro de 2021, após descontinuidade do cuidado, devido ao advento da pandemia de Covid-19.

A clínica ampliada e compartilhada consiste em uma ferramenta de apoio a uma abordagem clínica do processo de sofrimento e adoecimento. É considerada a individualidade do sujeito, buscando contornar a ineficácia
de condutas terapêuticas verticalizadas e fragmentadas. Por meio das intervenções da equipe, pautadas nessa diretriz, observou-se uma redução de 2,79% em HbA1c, o que representa uma queda em 81 mg/dL na glicemia média estimada (GME). As intervenções realizadas focaram, exclusivamente, no uso adequado do medicamento e na adoção de hábitos de vida mais saudáveis, não havendo necessidade de ajuste de farmacoterapia para alcance da meta terapêutica.

Biografia do Autor

Rafael Augusto de Jesus Timote, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Farmácia pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL (2015-2019), Farmacêutico Residente (Pós graduando) em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2020-2022).

Barbara Valéria de Souza Santos Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é residente em saúde da família da Universidade Estadual de Londrina.

Marselle Nobre de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Farmácia pelo Centro de Ensino Superior do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasilia (2016). Membro do Conselho Fiscal da Escola Nacional dos Farmacêuticos (2016 - atual) e do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Londrina (2018 - atual). Docente Adjunta (nível B) do Departamento de Saúde Coletiva, colabora com a Residência Multiprofissional de Saúde da Família (2014 - atual) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (2018 - atual) da Universidade de Londrina (UEL). Experiência em docência, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Farmacêuticas e Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde, Planejamento em Saúde, Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Formação e Educação Superior em Saúde, Trabalho em Saúde, Avaliação de Tecnologias de Saúde, Segurança do Paciente e Populações Negligenciadas.

Downloads

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Timote, R. A. de J., Nascimento, B. V. de S. S., & Carvalho, M. N. de. (2022). Clínica ampliada e compartilhada no cuidado em diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 98–105. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp98-105

Edição

Seção

REGIÃO SUL