Abstract
Este estudo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do serviço de cuidado farmacêutico realizado por uma farmacêutica residente em saúde da família. As atividades foram desenvolvidas na unidade de saúde da família Carlos Hardman Cortes, situada no bairro Soledade, no município de Aracaju. Esta unidade possui três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), uma equipe do núcleo ampliado de saúde da família e, antes da inserção da residência, não contava com a atuação de um farmacêutico. As atividades aqui relatadas foram realizadas de março de 2017 a janeiro de 2019. A farmacêutica residente participou do curso Cuidado Farmacêutico no SUS, iniciado em novembro de 2017. O curso ofereceu um importante suporte, por meio de tutoria, aulas e materiais disponibilizados, ajudando no aperfeiçoamento das consultas realizadas. No período do estudo, foram atendidos 41 pacientes, em 136 consultas farmacêuticas. A equipe de saúde fez o encaminhamento de 75,6%, ou seja, 31 pacientes. Problemas relacionados com a farmacoterapia ocorreram em 97,5% dos pacientes atendidos. As principais intervenções farmacêuticas realizadas foram informações/aconselhamentos e a provisão de materiais para auxílio na melhora da adesão à farmacoterapia. As ações desenvolvidas permitiram a identificação e correção de problemas relacionados à farmacoterapia, melhorando assim o processo de uso dos medicamentos e dando uma melhor visibilidade ao profissional farmacêutico na dinâmica das equipes da ESF.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.