CUIDADO FARMACÊUTICO NO SUS CONTAGEM: O DESAFIO DE CUIDAR DO PACIENTE E INTEGRAR-SE À EQUIPE DE SAÚDE LOCAL
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Mechi, C. M. da S., Siqueira, H. A. J., Kazimoto, C., Gabrich, S. M. O. S., & Resende, L. (2019). CUIDADO FARMACÊUTICO NO SUS CONTAGEM: O DESAFIO DE CUIDAR DO PACIENTE E INTEGRAR-SE À EQUIPE DE SAÚDE LOCAL. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 6(6), 98–106. Retrieved from https://revistas.cff.org.br/experienciasexitosas/article/view/2674

Abstract

O Projeto Cuidado Farmacêutico no SUS Contagem iniciou em 2017, tendo como objetivo geral inserir a assistência farmacêutica nas práticas clínicas, visando à resolubilidade das ações em saúde, otimizando os benefícios e diminuindo os problemas relacionados aos medicamentos (PRM). Os usuários foram atendidos em consultas clínicas realizadas nas unidades básicas de saúde ou nas farmácias distritais. Os dados analisados foram coletados entre maio de 2018 e julho de 2019, sendo registradas 273 consultas em 83 prontuários, sendo identificadas 320 condições de saúde, sendo que as mais prevalentes foram diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia e saúde mental. Os medicamentos em uso pelos usuários somaram 596 itens, sendo os de maior consumo a insulina NPH Humana, 81%, e o Losartan 50 mg, 69%. Segundo o método Pharmacist’s Workup of Drug Therapy (PWDT), os problemas relacionados aos medicamentos (PRM) foram 324, com predomínio do PRM 2 de necessidade, 35,6%; seguido do PRM 7 de adesão inapropriada ao medicamento, 23,7%; PRM de efetividade, 21,6%; e PRM de segurança, 18,8%. As intervenções farmacêuticas envolveram orientação sobre a doença e ação dos medicamentos, técnica de aplicação de insulina, uso do glicosímetro, orientações sobre dieta e estímulo à atividade física. As avaliações de doses, trocas e ajustes de medicamentos dos usuários tiveram impacto positivo nas resoluções de PRM’s, sendo que o de efetividade teve o maior percentual de resolução. 

PDF (Português (Brasil))

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.