Abstract
Auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. É útil para diagnosticar e tratar disfunções de origem orgânica, nervosa ou somática pautadas em diferentes racionalidades em saúde.
Em virtude dos desgastes dos profissionais de saúde atuantes na atenção primária foi sugerido a oferta de sessões desse tratamento com a colocação de pontos auriculares e sangria para restaurar o equilíbrio energético e aliviar sintomas exacerbados decorrentes da pandemia. Em um período de dois meses, foram atendidos 45 profissionais. Foi realizado um instrumento de avaliação pelo cuidador farmacêutico da atenção primária à saúde e os principais sintomas abordados foram ansiedade, tensão muscular, estresse, dor de cabeça, insônia, baixa da imunidade, impaciência (raiva e agressividade), desconforto respiratório e alergia. Por meio da análise individual, foi proposto um esquema terapêutico para início imediato. A duração foi de oito sessões, uma vez por semana, para cada indivíduo. Com o decorrer das semanas, os sintomas relatados foram amenizados e, na totalidade dos casos, êxito completo do tratamento até o término proposto. Nota-se que com o tratamento individualizado consegue-se obter melhor resultado. A técnica da auriculoterapia no cuidado farmacêutico dos profissionais da equipe multidisciplinar teve grande sucesso ao trazer a melhoria da qualidade de vida, menor utilização de medicamentos, menor índice de afastamentos na atenção primária em época de pandemia (Covid-19).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.