A atuação da Farmácia Universitária da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante a pandemia de Covid-19
PDF (Português (Brasil))

Keywords

farmácia universitária
álcool gel
covid-19

How to Cite

Araújo, E. M. de, Seba, K. S., Cabral, P. R., Piccoli, N. J., Mourão, S. C., & Castillo, S. R. de. (2022). A atuação da Farmácia Universitária da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante a pandemia de Covid-19. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 85–91. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp85-91

Abstract

A pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020, desencadeou esforços dos setores públicos em diversas frentes no Brasil. Niterói, desde o início, propôs medidas de combate à doença, tais como o isolamento social, com o fechamento de escolas, praias e parques, e a obrigatoriedade do uso de máscaras, já em abril de 2020, além de ações em relação à economia, distribuição de kits de higiene e máscaras e inauguração de um hospital exclusivo. O município também celebrou parcerias com a Fiocruz, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o estabelecimento de protocolos, programas de testagem e, mais recente, nos programas de vacinação e reabertura gradual. Embora não tenha um vínculo formal com a rede pública de saúde do município de Niterói, a Farmácia Universitária da Universidade Federal Fluminense (FAU) funciona de forma complementar ao sistema, atendendo, em sua maioria, pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os do Hospital Universitário Antônio Pedro. O objetivo do presente relato é reportar a atuação e as ações da FAU durante a emergência de saúde pública. Entre abril de 2020 e setembro de 2021, a demanda por serviços na FAU reduziu 64% e o número de formulações manipuladas e vendidas, 53%. A queda ocorreu mesmo após a reabertura de estabelecimentos e retorno às atividades. Em março de 2020, a FAU iniciou a produção de álcool 70% INPM para distribuição interna aos setores da UFF, destacando-se o Hospital Universitário Antônio Pedro, e para a Faculdade de Engenharia, com a finalidade de higienização das máscaras Face shields produzidas na unidade. Também foram produzidos mais de 100 quilos de álcool em gel 70% INPM, disponibilizados aos clientes da FAU. Estes itens, considerados essenciais na prevenção e proteção da saúde individual e coletiva, estavam esgotados no mercado no início da pandemia. 

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp85-91
PDF (Português (Brasil))

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.