Resumen
Para a implantação do cuidado foi organizado mapa de trabalho com o objetivo de tornar possível a atuação clínica, frente aos serviços logísticos, seguido de apresentação para gestores e equipe de saúde do serviço a ser ofertado. O público alvo foram pacientes hipertensos e diabéticos com descontrole dos parâmetros clínicos, encaminhados pela equipe de saúde, ou captados na dispensação e em palestras educacionais. Esses atendimentos eram pautados por quatro etapas, conforme modelo criado e validado por Abdel-Tawab e colaboradores: Introdução (relacionamento terapêutico com o paciente); Coleta de dados e identificação de problemas (identificar necessidades relacionadas à medicamentos); Ações/Soluções (plano de cuidado com o paciente); e Fechamento da consulta (estratégias de segurança para o paciente) (Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, Caderno 2). Realizou-se 40 consultas à 19 pacientes, captados 74% pela equipe de saúde, sendo que 68% tinha idade superior a 60 anos. Problemas Farmacoterapêuticos: 89% mostraram problemas na utilização ou baixa adesão ao tratamento. Intervenções Farmacêuticas em destaque: orientações sobre o tratamento e condição de saúde, provisão de materiais para gerenciamento da adesão e autocuidado, alteração no horário de administração, e encaminhamentos. Após acompanhamento, 68% obtiveram melhora na adesão, 47% foram à especialistas, e dos pacientes com ≥3 consultas, 80% tiveram melhora e controle nos parâmetros clínicos, indicando que o seguimento do acompanhamento é fundamental para a obtenção dos resultados.
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