Implementação do serviço de teleconsulta farmacêutica para pessoas com diabetes mellitus: foco no autocuidado apoiado
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

telessaúde. Diabetes Mellitus. Hemoglobina glicada. autocuidado

Cómo citar

QUEIROZ, R. M. P., Pessoa, N. T., Romero, N. R., & Fonteles, M. M. de F. (2022). Implementação do serviço de teleconsulta farmacêutica para pessoas com diabetes mellitus: foco no autocuidado apoiado. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 15–22. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp15-22

Resumen

No atual cenário da pandemia da Covid-19, pessoas com diabetes mellitus (DM) requerem, além dos cuidados médicos contínuos, com estratégias multifatoriais de redução de risco, a aproximação de profissionais de saúde capacitados para o apoio ao autocuidado, mesmo que de forma remota. Objetivou-se Implementar o serviço de teleacompanhamento farmacêutico, no contexto da Telessaúde, para prestação do autocuidado apoiado em pessoas com DM na pandemia da covid-19. A população envolvida foi  formada por pessoas com DM tipo 2 que apresentavam hemoglobina glicada ≥ 9,0% e que estavam dispostas a participar do acompanhamento por telefone com um farmacêutico da Central de Medicamentos dos  terminais de ônibus (CDMT) do município de Fortaleza. Para iniciar a realização do acompanhamento era lido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A primeira fase do projeto de implementação do serviço foi a capacitação dos profissionais farmacêuticos, seguida da estruturação de um formulário para acompanhamento de pessoas com DM de forma remota, facilitando a identificação de indicadores de processo e de resultados clínicos no contexto do autocuidado apoiado. Entender e conhecer a realidade e o comportamento, auxiliando no processo do cuidado de pessoas com DM com alto risco, por meio de uma tecnologia de fácil acesso como o telefone, foi de valia, servindo de modelo para estender o atendimento a outras pessoas de forma a envolver mais farmacêuticos e outros profissionais, caracterizando assim um serviço multiprofissional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp15-22
PDF (Português (Brasil))

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.