Gestão de estoque de uma farmácia oncológica do SUS utilizando ferramentas da gestão da qualidade
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Palavras-chave

Unacon
Farmácia oncológica
Mapeamento dos processos de trabalhos.

Como Citar

Moreira Morbeck, N. B., & Novak, A. C. T. S. (2022). Gestão de estoque de uma farmácia oncológica do SUS utilizando ferramentas da gestão da qualidade. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 8–14. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp8-14

Resumo

O gerenciamento de estoque é um desafio presente no âmbito farmacêutico, como em muitos outros, que impactam na saúde dos pacientes hospitalizados, fazendo-se necessária a aplicação de métodos que auxiliam o gestor na elaboração do planejamento organizacional de sua equipe e  estoque, aumentando assim a sua relevância e levando-se em consideração a grave situação pandêmica na qual o mundo se encontra. Considerando a importância dessas ferramentas, o presente trabalho teve, como principal objetivo, propor um plano de ação na gestão de estoque na farmácia  oncológica que consequentemente potencializou o serviço da equipe  multiprofissional de saúde, por meio de um mapeamento dos processos de  trabalhos. Este foi realizado no Ambulatório de Oncologia do HGP em quatro diferentes etapas, sendo elas sensibilização da equipe, mapeamento do  processo de trabalho, diagnóstico do processo e desenvolvimento do plano de ação. As informações foram coletadas por meio de reuniões com a equipe composta por farmacêuticos, médicos, enfermeiros e recepcionistas. Foram utilizadas ferramentas da gestão da qualidade, que são Bizagi modeler,  Diagrama de Ishikawa e plano de ação 5W2H, para traçar um fluxo lógico de atendimento do paciente pela unidade ambulatorial e esquematizar os processos de trabalho, para assim poder apresentar uma solução para os problemas encontrados. A falta da esquematização do atendimento aos pacientes dentro do Ambulatório de Oncologia do HGP prejudica a gestão do estoque de medicamentos por não ser possível identificar falhas e duplicidade de atividades. Por outro lado, a melhoria desses processos de trabalho agrega ganhos de eficiência e, via de consequência, redução de custos relativos com potencial ampliação do acesso aos usuários do serviço. Algo extremamente importante em tempos de pandemia, que trouxe  ampliação dos gastos no seu enfrentamento. 

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp8-14
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