Editorial

Autores/as

  • Rogério Hoefler Conselho Federal de Farmácia

Palabras clave:

metilfenidato, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

Resumen

Em junho de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo editou a Portaria nº 986/2014-SMS.G, a qual institui o Protocolo de Uso de Metilfenidato no âmbito daquele município. A motivação do órgão público foi prevenir que crianças e jovens façam uso desmedido e, muitas vezes, desnecessário, de medicamento cujos benefícios e riscos não são bem definidos, especialmente quando em uso prolongado. Não é novidade alguma o fato de representantes de interesses de mercado reagirem ferozmente à louvável iniciativa regulatória. Nesta edição do boletim, fizemos uma breve discussão sobre o tema e seus desdobramentos.

Como multiplicadores de boas iniciativas que incentivem ou levem a reflexões sobre o uso racional de medicamentos, publicamos dois breves textos, traduzidos e oferecidos pelo colega sanitarista Dr. José Ruben de Alcântara Bonfim, sob os títulos“Dez mandamentos para uma nova terapêutica” e “Decálogo sobre o uso seguro de fármacos”. Estes textos foram distribuídos pelo próprio tradutor aos passantes - como quem prega as boas novas, durante o 5° Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos.

Cómo citar

Hoefler, R. (2015). Editorial. Farmacoterapêutica, 19(01), 2. Recuperado a partir de https://revistas.cff.org.br/farmacoterapeutica/article/view/817

Número

Sección

Editorial