PERFIL DAS PRESCRIÇÕES DE FITOTERÁPICOS ATENDIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA “CLEIDE CAVALCANTE”, SOBRAL – CE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e3.a2015.pp176-182Palavras-chave:
plantas medicinais, Fitoterapia, prescrição, Programa Farmácia VivaResumo
As plantas medicinais possuem princípios ativos capazes de fornecer cura, tratamento, prevenção e são úteis na elaboração de produtos farmacêuticos, como é o caso dos fitoterápicos. O presente trabalho visou determinar o perfil das prescrições fitoterápicas atendidas em um Centro de Saúde da Família do município de Sobral, CE. Foi um estudo do tipo observacional, retrospectivo em abordagem quantitativa com coleta de dados documental. As variáveis de análise foram os tipos de fitoterápicos, suas formas farmacêuticas, posologia, classes farmacológicas, categorias dos prescritores. Além disso, foram observados possíveis erros de prescrições. Dos fitoterápicos prescritos durante os meses de maio e junho de 2013 e 2014, foi observado que o xarope de cumaru apresentou o maior índice de prescrição com 94,6% (445). Das 470 prescrições observadas, 95,3% (448) foram prescritas por profissionais de enfermagem. Dos problemas apontados, os que se destacaram foram ausência do número de telefone do prescritor com 99,9% (470), ausência da duração do tratamento com 56,8% (267), dosagens baixas com 17,2% (81) e incompletas com 13,4% (63). Os dados deste trabalho são importantes para os profissionais de saúde, incentivando-os ao uso racional de fitoterápicos. Há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto abordado e de definição de estratégias para educação permanente dos profissionais de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).