AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA DISPENSAÇÃO DE CONTRACEPTIVOS DE EMERGÊNCIA NA REGIÃO DE CURITIBA, PR, BRASIL, ENTRE 2012 E 2014
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e4.a2015.pp248-252Palavras-chave:
Contraceptivos de emergência, Uso irracional de contraceptivos, Riscos associados ao uso de CE.Resumo
A contracepção de emergência é caracterizada pelo uso de um fármaco com administração oral contendo 1,5 mg do Levonorgestrel, um hormônio progestágeno sintético, usado nos casos onde há falha no método contraceptivo rotineiro, na relação sexual desprotegida, não planejada ou em casos de violência sexual. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as taxas de vendas dos Contraceptivos de Emergência (CE), entre os anos de 2012 e 2014, em duas farmácias de dispensação, localizadas no Município de Curitiba (PR), sendo uma no bairro Pinheirinho e outra no bairro Xaxim. Observou-se que o uso dos CE vem aumentando gradativamente ao longo dos anos e que na primavera e no verão, principalmente no período de carnaval, há um pico nas vendas. Em 2014, houve um aumento nas vendas durante a Copa do Mundo realizada no Brasil nos meses de junho e julho. A farmácia do bairro Pinheirinho vendeu uma quantidade maior em relação à do Xaxim, o que pode estar relacionado ao seu tamanho e ao volume geral das vendas, à idade e ao grau de instrução da população, a fatores socioeconômicos e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro menor se comparado ao bairro Pinheirinho. Pode-se concluir que o aumento gradativo na venda dos CE observado ao longo dos três anos em ambas as farmácias pode estar relacionado à falta de orientação no momento da dispensação, à escolha de outro método contraceptivo, sensação defalsa imunidade contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), marketing e propagandas utilizadas em épocas festivase de estímulo à atividade sexual, além de fatores fisiológicos do próprio organismo da mulher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).