FARMACOVIGILÂNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA: PROMOÇÃO DO USO SEGURO DE MEDICAMENTOS
Resumo
O início da farmacovigilância é datado, historicamente, em 1848, com a morte de uma jovem de 15 anos por fibrilação ventricular, uma reação adversa grave, pelo uso de clorofórmio como anestésico, durante intervençãocirúrgica (DIAS, 2004). Em 1937, cerca de cem pessoas morreram devido à ingestão de dietilenoglicol, excipiente utilizado em um xarope de sulfanilamida (GEILING; CANNON,1938) e, na década de 50, nos EUA, constatou‑se odesenvolvimento de anemia aplástica pelo uso de cloranfenicol(CARVALHO et al., 2005).Downloads
Publicado
2013-01-04
Como Citar
Almeida, R. D. M. (2013). FARMACOVIGILÂNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA: PROMOÇÃO DO USO SEGURO DE MEDICAMENTOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 21(9/10), 29–34. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/128
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).