ASPECTOS DA AUTOMEDICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: FATORES SOCIAIS E POLÍTICOS
Resumo
Desde a antigüidade, o homem busca na natureza maneiras de amenizar seus sofrimentos e solucionar problemas relacionados à saúde. Com o passar dos anos, percebeu que as ervas poderiam ser preparadas para tratar e aliviar várias patologias, nasciam assim os primeiros medicamentos. Atualmente, vários fármacos encontram‑se presentes na maioria das residências e, freqüentemente, nossa sociedade associa seu uso somente a benefícios, desconhecendo muitas vezes os perigos que podem acarretar. Além do risco de intoxicação por ingestão acidental, descuidos na utilizaçãoda farmácia domiciliar podem afetar a eficiência e a segurança dos medicamentos de diversas maneiras (SHENKEL,1998). Atitudes simples podem ser adotadas para se evitar tais riscos, assim, algumas normas gerais devem ser observadas e devidamente informadas a população.Downloads
Publicado
2013-01-07
Como Citar
Ferreira, W. A., Silva, J. H. M. da, & Paschoal, L. R. (2013). ASPECTOS DA AUTOMEDICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: FATORES SOCIAIS E POLÍTICOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 21(7/8), 46–50. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/139
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).