ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E TÓXICA DE EXTRATOS DE CASCAS DO FRUTO DE NEPHELIUM LAPPACEUM L. (SAPINDACEAE), COMERCIALIZADOS EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e3.a2016.pp173-178Palavras-chave:
Nephelium lappaceum L., exocarpo antioxidante, toxicidade, fruto. rambuteiraResumo
Nephelium lappaceum L., conhecido como Rambutã, é um fruto tropical atraente, que contém compostos fenólicos (taninos e flavonoides) e alcaloides. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade antioxidante e a toxicidade das cascas do fruto de Nephelium lappaceum L. (Rambutã), comercializados em Salvador, Bahia, Brasil, pelo método do 2,2-difenil-1-picrilidrazil (DPPH), e do teste de toxicidade a larvas de Artemia salina, respectivamente. Para os
experimentos, foram utilizadas as fases orgânicas hexano e acetato de etila, obtidas da partição do extrato metanólico. Foi empregado o método do 2,2– difenil-1-picrilidrazil (DPPH) e o teste de toxicidade frente Artemia salina. A fase acetato de etila apresentou maior poder antioxidante e menor efeito tóxico quando comparada à fase hexânica. Quanto à atividade antioxidante, foram obtidas CE50 de 373,72 μg/mL e 1207,4 μg/mL para as fases acetato de etila e hexânica, respectivamente. Quanto à toxicidade, foram obtidas DL50 de 799,28 μg/mL e de 705,72 μg/mL para as fases acetato de etila e hexânica, respectivamente. Os resultados indicam a potencialidade de uso deste fruto (cascas) como fonte natural de compostos antioxidantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).