ESTUDO FITOQUÍMICO DE Hydrangea sp. POR MEIO DE MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE POR ESPECTROSCOPIA NO ULTRAVIOLETA VISÍVEL (UV-VIS) E CROMATOGRAFIA EM COLUNA E EM PAPEL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e1.a2017.pp68-70Palavras-chave:
carotenóides, clorofila, HydrangeaResumo
A investigação fitoquímica é um tema que pode ser abordado por diversas áreas da ciência. A Hydrangea sp., também conhecida com hortensia, é um planta ornamental muito conhecida por possuir flavonoides, compostos antioxidantes, que interagem com íons alumínio no solo, alterando as cores das sépalas das flores. Este trabalho teve como objetivo extrair clorofila das folhas de Hydrangea sp. utilizando três solventes (diclorometano, acetona e solução aquosa de acetona, 80 %). Os dados indicaram que além de extrair clorofila, também há fortes evidências espectroscópicas da presença dos carotenoides β-caroteno e/ou luteína e licopeno. Assim, o método utilizado pode ser aplicado em aulas práticas para explicar que: i) As folhas são verdes pela presença do pigmento clorofila; ii) no entanto, elas não contém apenas clorofila em sua constituição; também possuem pigmentos amarelos e avermelhados; e iii) ao envelhecer, as folhas perdem a coloração verde, há pela quebra da ressonância do anel porfirínico da clorofila e, consequentemente, as outras cores presentes no vegetal tornam-se predominantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).