DUAS PROTEÍNAS (TcTIA6 e TcTIA7) ENVOLVIDAS NA BIOSSÍNTESE DA TIAMINA CODIFICADAS PELO GENOMA do Theobroma cacao L
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e3.a2017.pp208-213Palavras-chave:
cacau, bioinformática, genoma, proteína, tiaminaResumo
A tiamina funciona como um cofator para atividades de várias enzimas que atuam no metabolismo de carboidratos e aminoácidos. Este trabalho objetivou analisar através de técnicas de bioinformática os genes responsáveis pela biossíntese da tiamina codificadas pelo genoma do Theobroma cacao L. Foram encontrados dois genes, um no cromossomo
6 e outro no 7, sendo nomeados TcTIA6 e TcTIA7. O alinhamento múltiplo da TcTIA6 e TcTIA7 revelou alta identidade com a proteína da Arabidopis thaliana e seu direcionamento é destinado para a rota secretora do cloroplasto. Foram observados motifs conservados na região C-terminal, indicando participação no mecanismo de reparo de DNA. Analisando o dendrograma ficou evidenciado que os genes estudados tiveram um ancestral comum com Gossypium raimondii. As análises mostraram que as proteínas TcTIA6 e TcTIA7 provavelmente são bifuncionais, uma vez que
estão envolvidas na biossíntese da tiamina e na estabilidade da molécula de DNA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).