SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO AO IDOSO: PERSPECTIVA E PROPOSTAS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v29.e2.a2017.pp108-114Palavras-chave:
atenção farmacêutica, idoso, educação em saúdeResumo
O estudo teve como objetivo averiguar a perspectiva do profissional farmacêutico em realizar ações educativas para idosos da casa de apoio Remanso da Paz, Quixadá, CE. Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal, consistindo em uma abordagem quanti-qualitativa, realizado no mês de junho de 2016 com 23 idosos (57% mulheres).
Os encontros aconteceram por meio de palestras informativas e educativas, através de um projeto de extensão SAFI - Serviço de Atendimento Farmacêutico ao paciente idoso pelos estudantes de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá. Dentre os temas abordados estavam: uso racional de medicamentos, uso de preparações caseiras de plantas medicinais, diabetes e hipertensão, problemas reumáticos, doenças cardiovasculares e respiratórias, e sedentarismo/
alimentação. Foi realizada uma entrevista com um questionário correspondendo ao perfil sócio econômico dos idosos,
e a informações sobre os medicamentos prescritos, bem como os utilizados pela prática da automedicação. Os idosos estavam na faixa etária entre 60 a 81 anos de idade, diagnosticados com hipertensão (50%), gastrite (19%), e diabetes (16%). A prática da automedicação foi relatada por 9 (40%) idosos e não foi mencionado efeito adverso causado pelo uso de medicamentos. Dentre o número total de 10 medicamentos 80% eram AINES com as queixas de uso entre dores de cabeça e no corpo. O farmacêutico foi visto como fonte de orientação sobre o uso de medicamentos em 13%. Com isso, ficou ressaltada a importância da orientação de ações de qualidade de vida ao idoso e a importância da atuação do Farmacêutico na saúde desse estrato da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).