FACETAS DA PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO NA CIDADE DE DOURADOS – MS
Resumo
A automedicação é uma prática comum, utilizada por civilizações de todos os tempos, com características peculiares a cada época e a cada região (ARRAIS et al.,1997). É definida como sendo o uso de medicamentos sem prescrição médica, em que o paciente, por si só, decide qual medicação vai ser utilizada. Para Arrais et al. (1997),a automedicação é um procedimento caracterizado fundamentalmente pela iniciativa do doente, ou de seu responsável, em obter ou produzir e utilizar um produto que acredita lhe trará benefícios no tratamento de doenças e alívio na dor. Trata‑se de um fenômeno nocivo à saúde, podendo acarretar diversas conseqüências ao organismo, como ocasionar alívio dos sintomas, mascarando a fase inicial da doença, a qual poderá evoluir.Downloads
Publicado
2013-01-10
Como Citar
Soares, C., Felipe, A. M. M., Schneider, J., Souza, J. C. de, di Raimo, D. di R., Morais, E. M., … Toda, C. M. (2013). FACETAS DA PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO NA CIDADE DE DOURADOS – MS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(7/8), 28–31. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/197
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).