CONTRIBUIÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: CONHECIMENTO DAS EQUIPES DE SAÚDE SOBRE FATORES QUE ENVOLVEM O USO DE MEDICAMENTOS NOS HOSPITAIS DE CAMPO GRANDE (MS)
Resumo
A promoção do uso racional de medicamentos é parte de um projeto global que envolve aspectos culturais, o acesso à informação segura por parte dos prescritores, o envolvimento de outros profissionais de saúde e, também, do usuário no processo e um amplo acesso ao conhecimento (Arias, 1993). Isto significa que a promoção do uso racional de medicamentos vai além da elaboração de guias farmacológicos, formulários terapêuticos e das recomendações da Organização Mundial de Saúde. Alguns estudos sobre a utilização de medicamentos (Arias, 1993) apontaram algumas distorções comuns, relacionadas principalmente com: abundância de produtos desnecessários ou com considerável potencial tóxico; prescrição irracional; auto-medicação. Este tipo de divergência tem a ver com o caráter lucrativo da produção industrial de medicamentos e tem um papel importante na prática diária de médicos e outros profissionais de saúde relacionados ao medicamento (Arnau, 1982).Downloads
Publicado
2013-01-11
Como Citar
Carneiro, C. A. N., & Castro, L. L. C. de. (2013). CONTRIBUIÇÃO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: CONHECIMENTO DAS EQUIPES DE SAÚDE SOBRE FATORES QUE ENVOLVEM O USO DE MEDICAMENTOS NOS HOSPITAIS DE CAMPO GRANDE (MS). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(1/2), 10–16. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/218
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).