ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PERFIL DE DISSOLUÇÃO COMPARATIVO DE MEDICAMENTOS CONTENDO HIDROCLOROTIAZIDA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e1.a2018.pp5-13Palavras-chave:
hidroclorotiazida, controle de qualidade, comprimidos, medicamentos genéricos, dissoluçãoResumo
A hidroclorotiazida (HCTZ) é um fármaco da classe dos diuréticos tiazídicos, amplamente utilizado no tratamento de pacientes com edema e hipertensão arterial sistêmica leve a moderada, sendo considerado altamente efetivo pelos profissionais da saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar a equivalência farmacêutica e realizar estudos comparativos de perfil de dissolução entre medicamento Referência (R) e três medicamentos Genéricos (G1, G2 e G3) na forma de comprimidos de liberação imediata de HCTZ (25 mg), de acordo com a monografia apresentada na Farmacopeia Brasileira 5ª Ed. (2010) e a legislação nacional vigente. Nos testes físicos e físico-químicos todos os medicamentos G foram aprovados, no entanto, em alguns casos apresentaram diferenças significativas quando comparados ao medicamento R. Em relação ao perfil de dissolução, o qual visa avaliar o fator de semelhança F2, apenas o medicamento G3 não apresentou um perfil semelhante quando comparado ao medicamento R. A intercambialidade entre G3 e R pode estar comprometida, pois há possibilidade de não atingir níveis plasmáticos da HCTZ na velocidade e extensão desejadas. Os resultados deste trabalho podem refletir a qualidade e confiabilidade dos medicamentos genéricos amplamente utilizados pela população brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).