SEGURANÇA DO PACIENTE: REPRESENTAÇÃO SOCIAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM ÂMBITO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e1.a2019.pp34-45Palavras-chave:
segurança do paciente, serviço hospitalar, representação socialResumo
A cultura de segurança do paciente em hospitais tem sido avaliada no Brasil com uma abordagem quantitativa a partir de questionários traduzidos de outros países, porém é necessária uma abordagem qualitativa complementar em busca de itens e dimensões peculiares do contexto nacional. Com o objetivo de apreender a representação social da cultura de segurança do paciente no âmbito hospitalar brasileiro, foi realizada uma análise de conteúdo das respostas de profissionais a uma pergunta aberta em um questionário anteriormente validado. Para análise dos dados, foi utilizado o ALCESTE, que realiza análise léxica de um conjunto de dados textuais, gerando dados e classes, que devem ser interpretados à luz do questionamento inicial. As 3 classes geradas foram infraestrutura, erros e subnotificação e processos de trabalho. Os resultados apontaram para os principais problemas e deficiências presentes nessas instituições, na visão do profissional, que abrangem desde questões gerenciais e estruturais até fatores que dizem respeito à conduta profissional. Os problemas de infraestrutura, a forte rejeição à notificação e a desvalorização do trabalho em saúde são componentes peculiares do contexto nacional que devem ser considerados em avaliações futuras da cultura de segurança. Portanto, espera-se que estas informações auxiliem gestores, pesquisadores e profissionais na avaliação e melhoria contínua da segurança do paciente em hospitais brasileiros.
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