EFEITOS TRANSGERACIONAIS DO TABAGISMO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e1.a2018.pp44-49Palavras-chave:
Filhos, Tabagismo, Gravidez.Resumo
Aproximadamente 250 milhões de mulheres são fumantes em todo o mundo. Estes indivíduos continuam o uso do fumígeno inclusive durante a gravidez podendo ocasionar graves consequências às suas proles. Diante disso, no presente trabalho objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos transgeracionais do tabagismo materno durante a gestação e amamentação, usando como banco de dados o Lilacs, Pubmed e Scielo. Foi possível observar que o tabagismo materno durante a gestação pode levar a alterações fisiológicas, biológicas e hábitos alimentares nas diferentes fases do desenvolvimento do indivíduo ocasionando danos irreversíveis aos mesmos devido às programações cardiometabólicas durante as etapas cruciais do seu desenvolvimento.Downloads
Publicado
2018-04-09
Como Citar
Massago, M., & Dworak, E. S. (2018). EFEITOS TRANSGERACIONAIS DO TABAGISMO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 30(1), 44–49. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e1.a2018.pp44-49
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).