AVALIAÇÃO DO TEOR DE FORMALDEÍDO EM AMOSTRAS DE ALISANTES CAPILARES UTILIZADOS EM SALÕES DE BELEZA DE PEDRO GOMES, MS, BRASIL

Autores

  • Juliana Furtado da Silva Vitola Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro. Endereço: Rua Valdemir de Assis Graca, 10. Bairro: Novos Horizontes. Pedro Gomes-MS, Brasil.
  • Geilson Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Endereço: Cidade Universitária, Av. Costa e Silva - Pioneiros, Campo Grande-MS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2899-185X
  • Hygor Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua Salime Tanure s/n, Bairro Santa Tereza, Coxim-MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e1.a2019.pp28-33

Palavras-chave:

formaldeído, cosméticos, cabelo, toxicidade.

Resumo

É cada vez maior a demanda pelos produtos de beleza, dentre esses, os alisantes capilares. Entre as várias substâncias que podem ser empregadas no alisamento capilar, destaca-se o formaldeído, que é utilizado com o intuito de aumentar a durabilidade e a qualidade do tratamento. Porém, que desde 2009 é permitida a utilização da concentração de 0,2% de formaldeído unicamente para a conservação do produto. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a concentração de formaldeído em alisantes capilares utilizados nos salões de beleza do município de Pedro Gomes, MS. Para isso, foram coletadas 28 amostras de 20 marcas distintas, em 6 salões de beleza. Para análise desses alisantes foram utilizados o método colorimétrico estipulado pelo Guia de Controle da Qualidade de Produtos Cosméticos, da Anvisa, e também o da reação da acetilacetona. Do total de amostras, 12 apresentaram concentração de formaldeído acima do permitido pela Anvisa. Com isso, os profissionais que atuam nos salões de beleza e os clientes podem estar sujeitos a complicações de saúde. Dessa forma, é importante a fiscalização das agências regulamentadoras para que esses produtos de beleza sejam retirados do comércio, visando preservar a saúde da população.

Biografia do Autor

Juliana Furtado da Silva Vitola, Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro. Endereço: Rua Valdemir de Assis Graca, 10. Bairro: Novos Horizontes. Pedro Gomes-MS, Brasil.

Graduação em pedagogia pela Uniderp-Anhanguera (2012) e Licenciada em Química pelo IFMS (2016).

Geilson Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Endereço: Cidade Universitária, Av. Costa e Silva - Pioneiros, Campo Grande-MS, Brasil.

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por dois anos. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências- Instituto de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências, História, Epistemologia e Sociologia da Ciência, Natureza da Ciência, Divulgação e Popularização Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Hygor Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Endereço: Rua Salime Tanure s/n, Bairro Santa Tereza, Coxim-MS, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e Mestrado em Química Analítica pela mesma instituição (2011) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Coxim. Desenvolve Pesquisas nas área de Química Analítica e Ensino de Química. Em Química Analítica desenvolve pesquisas com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de metais em águas, sedimentos e alimentos. Na área de ensino atua como coordenador de área do PIBID e trabalha no desenvolvimento de jogos educacionais para o ensino de química.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Vitola, J. F. da S., Da Silva, G. R., & de Oliveira, H. R. (2019). AVALIAÇÃO DO TEOR DE FORMALDEÍDO EM AMOSTRAS DE ALISANTES CAPILARES UTILIZADOS EM SALÕES DE BELEZA DE PEDRO GOMES, MS, BRASIL. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 31(1), 28–33. https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e1.a2019.pp28-33

Edição

Seção

Artigo Original