ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE UM MUNICÍPIO POTIGUAR, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e2.a2019.pp86-92Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Indicadores, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a Assistência Farmacêutica no município de Caicó, RN, Brasil, com base em indicadores, via estudo transversal e descritivo realizado de setembro de 2016 a março de 2017, a partir de 10 indicadores aplicados à Central de Abastecimento Farmacêutico e 30 aplicados nas 23 farmácias das Unidades Básicas de Saúde. O município possui Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, mas não conta com Comissão de Farmácia e Terapêutica. Nenhuma das farmácias apresentava farmacêutico lotado, procedimento operacional padrão e registros de movimentação de estoque. A entrega de medicamentos nestas farmácias era realizada por agentes comunitários de saúde (35%), enfermeiros (74%) e técnicos de enfermagem (100%). Apenas 65% das farmácias possuía ar condicionado e nenhuma delas apresentava mapa de controle de umidade e temperatura. Os dados revelam que a assistência farmacêutica do município de Caicó é ainda incipiente e pressupõe maior responsabilidade e compromisso dos gestores municipais para cumprir com sua efetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).