CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DO SANGUE DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ESTRESSE PRÉ-VESTIBULAR
Resumo
A hipertensão e a hipercolesterolemia, associados freqüentemente a outros distúrbios do metabolismo como obesidade, má alimentação, inatividade física, alcoolismo e tabagismo, são considerados fatores de risco para a manifestação clínica de Doença Arterial Coronariana (DAC)(GUIMARÃES, 1998). O equilíbrio entre ingestão de nutrientes é um importante fator na etiologia e tratamento de certas doenças como a DAC, por exemplo. Os fatores nutricionais que estariam relacionados ao desenvolvimento e/ou agravamento da DAC seriam ingestão total de gorduras acima de 30% do valorcalórico total da dieta e de ácidos graxos saturados acima de 10%, colesterol dietético superior a 300 mg/dia, consumo inadequados de vitaminas, incluindo vitaminas envolvidas no metabolismo da metionina, minerais, antioxidantes que resultam na formação de radicais livres, ingestão de fibras abaixo de 20 g/dia, consumo de sódio acima de 6g/dia e dietas de alto valor calórico (PEREIRA et al, 2002).Downloads
Publicado
2013-01-16
Como Citar
Farias, M. M., Nery, D. V., & Oliveira, R. de C. S. (2013). CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DO SANGUE DE ESTUDANTES SUBMETIDOS AO ESTRESSE PRÉ-VESTIBULAR. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 18(7/8), 29–32. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/248
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).