ESTRUTURAÇÃO DE UM SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS (SIM) EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e2.a2019.pp121-128Palavras-chave:
assistência farmacêutica, serviços de informação sobre medicamentos, hospitaisResumo
Centros/Serviços de Informações sobre Medicamentos são importantes e úteis, pois contribuem para o uso racional de medicamentos. O objetivo deste estudo foi avaliar as informações prestadas pelo Serviço de Informações sobre Medicamentos do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho em Currais Novos, RN. Para tanto, foi realizado um estudo observacional a partir do banco de dados do Serviço, cujas solicitações de informação foram recebidas entre abril de 2017 e novembro de 2018. As informações foram avaliadas a partir de média mensal de solicitações de informação, temas das perguntas, meio pelo qual foi recebida, perfil do solicitante, fontes de informação utilizadas e classificação farmacológica dos medicamentos envolvidos. Durante o período, foram recebidas 31 solicitações (1,6 solicitações/mês), a maioria tinha como tema a indicação de uso de medicamentos (22,6%) e foi solicitada pessoalmente (71,0%) por residentes multiprofissionais (45,2%). Bases de dados eletrônicas foram as fontes de informações mais utilizadas para responder às solicitações (40,0%); e os antibióticos de uso sistêmico os medicamentos mais presentes nas solicitações (23,7%). Depreende-se que este Serviço foi potencialmente útil para se evitar uso irracional de medicamentos. Em relação ao perfil de solicitações de outros centros/serviços, este apresentou perfil pouco semelhante aos demais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).