A PROFISSÃO FARMACÊUTICA SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SAMAMBAIA, BRASÍLIA, DF, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v31.e3.a2019.pp227-232Palavras-chave:
estudantes, ensino superior, farmacêuticos, sociedades, saúde da populaçãoResumo
Os cursos de graduação em Farmácia no Brasil permitem a inserção no mercado de um profissional com caráter generalista que domina a composição e produção dos medicamentos, alimentos e cosméticos, presta assistência farmacêutica, possui formação em análises clínicas e toxicológicas, com perfil humanista, ético, técnico e científico. Apesar da capacitação complexa e importante para a saúde, os ingressantes nos cursos de Farmácia desconhecem, na maioria das vezes, a totalidade das áreas de atuação e impactos benéficos. Dessa maneira, o presente estudo visou a aplicação de metodologia ativa para a disseminação de conhecimento acerca da profissão farmacêutica. Para tanto, o estudo foi realizado com 24 acadêmicos do ensino médio em Samambaia-DF. Um questionário foi aplicado aos voluntários antes da exposição de um material audiovisual contendo entrevistas, textos e imagens sobre a profissão farmacêutica, e um outro questionário disponibilizado após visualização. O primeiro questionário avaliou o perfil do voluntário, suas expectativas de atuação no mercado de trabalho e interesse na área da saúde. O segundo questionário estimou a apropriação de conhecimento acerca da profissão farmacêutica e interesse pela Farmácia. O estudo permitiu mensurar o desejo pela graduação em Farmácia de possíveis ingressantes no ensino superior e evidenciou o desconhecimento da importância do Farmacêutico para a saúde da comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).