COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE ATENOLOL SIMILARES E GENÉRICOS EM RELAÇÃO AO MEDICAMENTO REFERÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e4.a2020.pp366-373Palavras-chave:
estudo comparativo, atenolol, medicamento genérico, medicamento similarResumo
A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos corresponde à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco; isso é; mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa; mesma concentração; forma farmacêutica e via de administração; podendo ou não conter excipientes idênticos. Os testes realizados para análise comparativa de qualidade incluem ensaios físico-químicos e; quando aplicáveis; microbiológicos e biológicos. Neste trabalho foram avaliados os parâmetros de qualidade de duas marcas de medicamento genérico (denominadas D e E) e duas marcas de similar (B e C) em relação ao medicamento referência (A) de atenolol 50 mg. Foram realizados os testes de peso médio; friabilidade; desintegração e doseamento. Além disso; o controle microbiológico das amostras foi realizado por meio da contagem do número total de micro-organismos mesofílicos. O resultado foi que não ocorreu crescimento de colônias. Todas as amostras testadas cumpriram os requisitos dos testes realizados; de acordo com os parâmetros descritos na Farmacopeia Brasileira 6ª edição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).