USO DE ANTIEMÉTICOS NO TRATAMENTO DE NÁUSEAS E VÔMITOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
Resumo
Náuseas e vômitos são os efeitos indesejáveis associados, com maior frequência, ao tratamento quimioterápico. A tendência a utilizar combinações de agentes antineoplásicos permite obter melhores resultados terapêuticos, porém mais agressivos e tóxicos. Aproximadamente,70 a 80% dos pacientes que recebem quimioterapia apresentam estes sintomas (FRESCO & SUÁREZ, 2004;JORDAN et al., 2007). O controle inadequado dos mesmos implica em não adesão ao tratamento, sendo que, outras complicações podem surgir como: anorexia, desidratação, desequilíbrio eletrolítico, além de fragilizar ainda mais o estado psicológico do paciente (MARTÍN & LÓPEZ, 2004;GAZZI, 2007; HUERTAZ‑FERNÁNDEZ et al., 2010).Downloads
Publicado
2012-12-11
Como Citar
Castilhos, M. C. R. de, & Borella, M. (2012). USO DE ANTIEMÉTICOS NO TRATAMENTO DE NÁUSEAS E VÔMITOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 23(9/12), 53–57. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/26
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).