POTENCIAL FARMACOLÓGICO DOS PRODUTOS NATURAIS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e1.a2021.pp31-40Palavras-chave:
anticâncer, plantas, medicamentos, compostos naturaisResumo
Tratamentos atuais como a rádio e a quimioterapia podem causar prejuízos às células saudáveis e, consequentemente, acarretar efeitos prejudiciais ao organismo. Neste sentido, buscou-se revisar os efeitos de diversos produtos naturais contra células cancerígenas, visando amenizar a proliferação desordenada e avaliar o potencial farmacológico para a capacidade de produção de fármacos derivados desses produtos. Embora se saiba que existem vários tratamentos para o câncer, o uso de produtos naturais possibilita o retardo do desenvolvimento carcinogênico. Além disso, seu uso combinado a medicamentos já desenvolvidos também aponta para uma alternativa promissora e complementar no tratamento de diferentes tipos de câncer. Este estudo tem como objetivo apresentar algumas das últimas pesquisas publicadas entre os anos de 2016 e 2019 que avaliam efeitos de diferentes compostos naturais no tratamento do câncer. Os resultados mostraram que os produtos naturais possuem um grande potencial farmacológico para serem utilizados na produção de fármacos anticancerígenos, auxiliando diretamente na redução das atividades tumorais, com efeito proapoptótico, aumento de caspase-8, caspase-3 e Fas, aumento da expressão das proteínas Bax ou p21 e inibição da expressão de NF-kB e topoisomerase II, por exemplo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).