RISCOS RELACIONADOS À INTOXICAÇÃO POR ALUMÍNIO
Resumo
O alumínio é um microcontaminante ambiental de origem natural ou da atividade humana. A contaminação do homem com o alumínio pode ocorrer pela via respiratória, digestiva e tópica. Das fontes de contaminação por alumínio a água potável é a mais importante. Muitos efeitos tóxicos podem acontecer quando há uma contaminação por este metal. Apesar de todos os estudos realizados, o mecanismo de ação do alumínio não e bem compreendido. Sabe‑se que o alumínio é um agente químico neurotóxico, no entanto existem poucas informações documentadas sobre os aspectos moleculares de sua citotoxicidade.Downloads
Publicado
2013-01-28
Como Citar
Silva, F. do N., Teixeira, D. da S., Paiva, O., Zioto, P., Marchioro, S., Saick, K. W., … Loos, R. (2013). RISCOS RELACIONADOS À INTOXICAÇÃO POR ALUMÍNIO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 24(1/3), 120–124. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/368
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).