LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE GUIA DE ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PÓS RECONSTITUIÇÃO E DILUIÇÃO EM HOSPITAL MATERNO-INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e1.a2021.pp81-85Palavras-chave:
estabilidade de medicamentos, padronização, hospitais, segurança do pacienteResumo
Fragilidades no processo de administração significam que a última barreira de segurança do paciente, em que os erros podem ser interceptados, foi rompida. Portanto, é necessário que estratégias seguras e eficazes sejam inseridas nas instituições para garantir a qualidade na assistência à saúde por meio da redução de erros de medicação. O objetivo do estudo consistiu em investigar informações adequadas e padronizadas sobre estabilidade de medicamentos para administração parenteral pós-diluição, para a elaboração de um guia com orientações pertinentes a respeito. Para tanto, foi utilizada como base a lista pactuada de medicamentos utilizados no Hospital do Seridó e consulta de informações técnico-científicas em fontes de elevada confiabilidade (Micromedex®, UpToDate®). Um total de 89 medicamentos foram analisados e fornecidas informações técnicas sobre seu uso parenteral. Dentre os medicamentos analisados, 64 (71,91%) podem estar envolvidos em incompatibilidade medicamentosa se administrados em dispositivo Y-site concomitantemente. Há poucos estudos que abordem este tema, o que também confere relevância ao estudo. Assegurar o fornecimento de informações de caráter técnico-científico e independentes sobre o medicamento é de responsabilidade do farmacêutico, contribuindo para evitar erros, consequentemente, melhorar a segurança do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).