ANÁLISE DA SEGURANÇA DO USO DE IMUNOSSUPRESSORES POR PACIENTES INSUFICIENTES RENAIS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v32.e4.a2020.pp374-382Palavras-chave:
Farmácia Clínica, Imunossupressores, Reações Adversas a Medicamentos.Resumo
A insuficiência renal aguda (IRA) e a insuficiência renal crônica (IRC) consistem em patologias com incidência crescente ao longo dos últimos anos no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (2018), o número de pacientes com estas comorbidades tem aumentado cerca de 200% em 16 anos, tendo como alternativa de tratamento o transplante do órgão. Uma das principais terapias pós-transplante renal consiste no uso de imunossupressores, com o objetivo de conter a rejeição do enxerto. Em contrapartida, a segurança desta farmacoterapia ainda é bastante discutida, pela alta probabilidade de ocorrência de reações adversas. Esse estudo objetivou apresentar e analisar dados numéricos referentes à ocorrência de Reação Adversa a Medicamentos (RAM) relacionados a imunossupressores utilizados como farmacoterapia por pacientes com IRA ou IRC, internados em um Hospital Universitário do Município de Curitiba. PR. Trata-se de um estudo retrospectivo observacional, baseado na análise de prontuários físicos e eletrônicos de pacientes insuficientes renais agudos ou crônicos, por meio de busca ativa em tabelas de dispensação de imunossupressores. Este trabalho incluiu prontuários de 162 pacientes, sendo que 118 destes apresentaram uma ou mais possíveis reações adversas de imunossupressores. A RAM de maior prevalência no estudo foi “infecção oportunista” e a de menor prevalência “hipoalbuminemia”. Para maior confiabilidade dos resultados foi aplicado Algoritmo de Naranjo, onde “infecção” permaneceu relevante em 26% dos seus casos classificada pelo algoritmo como “provável”. Diante dos resultados expostos, observa-se a importância do farmacêutico clínico na otimização da farmacoterapia imunossupressora utilizada por pacientes insuficientes renais do hospital em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).