DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO FARMACÊUTICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo
O registro da presença de doenças remonta à antiguidade e a explicação mono causal de origem mágico-religiosa permaneceu, até a idade moderna. Fatores sobrenaturais, elementos básicos da natureza, castigos divinos, miasmas. Mais recentemente, as bactérias passaram a ser consideradas a causa, a partir de um saber elaborado da humanidade. O pensamento monocausal, agora, fundamentado cientificamente, no final do século XIX, pela descoberta das bactérias, explicou os problemas de saúde através da relação agente/hospedeiro. Esta vertente ecológica evoluiu a partir da incorporação da multicausalidade. Múltiplos fatores (idade, sexo, renda, ocupação,etc.) vinculados ao hospedeiro, em determinado ambiente, provocam desequilíbrio, acarretando as doenças. Caracterizou-se a tríade agente / hospedeiro / ambiente.Downloads
Publicado
2013-01-21
Como Citar
Santos, A. M. dos. (2013). DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO FARMACÊUTICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(5/6), 73–78. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/274
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).