SEGURANÇA DA RISPERIDONA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v33.e2.a2021.pp138-148Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, risperidona, efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos.Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento neurológico, apresentando comprometimentos de ordem sócio, comunicativa e comportamental. A risperidona é um medicamento antipsicótico que tem sido usado para alívio dos sintomas e melhoria comportamental do TEA, no entanto,
vários efeitos adversos foram identificados. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre os efeitos adversos da risperidona especificamente em indivíduos com TEA. Foram realizadas buscas abrangentes nas bases de dados MedLine, PsycInfo e Science Direct, utilizando os descritores: “Autism Spectrum Disorder”, “Risperidone” e “Drug Related Side Effects and Adverse Reactions”. Por meio desta busca foram selecionados 29 artigos, publicados entre 2000 e 2019. Os resultados mostraram uma heterogeneidade de reações adversas, sendo as mais prevalentes: aumento de apetite e ganho de peso, sonolência, hiperprolactinemia, sintomas gastrointestinais, taquicardia e efeitos extrapiramidais. A maioria delas apresenta grau leve ou moderado e bem gerenciável. Entretanto, estudos mais recentes indicam que existem características do autismo que podem influenciar a resposta à risperidona e elevar o risco de surgimento de reações adversas, principalmente ligadas aos polimorfismos genéticos, ao compartilhamento de condições médicas concomitantes, às interações medicamentosas, entre outros. Dessa forma, considerando a complexidade do TEA e a vulnerabilidade de crianças e jovens autistas, esse medicamento deve ser usado com cautela nessa população, com prévia triagem, acompanhamento dos fatores de risco e monitoramento do uso, em especial quando for necessário uso prolongado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).