FARMACOGENOMA DO FLUOROURACIL. ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE DA DIIDROPIRIMIDINA DESIDROGENASE

Autores

  • Mércia Pandolfo
  • Rogério Agenor Araújo
  • Lorraine Nascimento
  • Luíz Ricardo Goulart

Resumo

O 5-fluorouracil (5-FU), um dos fármacos mais utilizados na quimioterapia do câncer (DIASIO & HARRIS, 1989), é um antimetabólito que interfere na duplicação e transcrição do DNA. Embora o mecanismo de ação desse fármaco ainda não ter sido completamente elucidado é provável que seja pela ligação do fluorodeoxiribonucleotídeo monofosfatado(FdUMP), um metabólito da droga à timilidato sintetase, inativando-a, portanto, impedindo a síntese das timinas e consequentemente a síntese do DNA. Um segundo mecanismo é a incorporação de outro metabólito da droga, o Furd, ao RNA mensageiro no momento de sua transcrição, no lugar da uracila, formando, assim, um falso RNA. A biotransformação do 5-FU em β-alanina fluorinatada resulta em sua excreção do organismo. Cerca de 70-80% desta biotransformação é realizada pela diidropirimidina desidrogenase(Dpd) a ß-alanina fluorinatada (WOODCOCK et al, 1980).

Biografia do Autor

Mércia Pandolfo

Mestre, Farmacêutica Bioquímica, Laboratório de Genética Molecular, Instituto de Genética e Bioquímica,UFU, Campus de Umnuarama, Uberlândia, MG.

Rogério Agenor Araújo

Mestre, Médico do Hospital do Câncer, UFU

Lorraine Nascimento

Bióloga, Estagiária do Laboratório de Genética e Bioquímica, UFU

Luíz Ricardo Goulart

Professor Doutor, Instituto de Genética e Bioquímica, UFU

Downloads

Publicado

2013-01-21

Como Citar

Pandolfo, M., Araújo, R. A., Nascimento, L., & Goulart, L. R. (2013). FARMACOGENOMA DO FLUOROURACIL. ANÁLISE DE POLIMORFISMO NO GENE DA DIIDROPIRIMIDINA DESIDROGENASE. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 17(3/4), 62–65. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/280

Edição

Seção

Artigo Original