O USO DE CANABINOIDES DE CANNABIS SATIVA L. NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e1.a2022.pp25-33Palavras-chave:
canabidiol, delta(9)-THC, convulsões, síndromes epilépticas, transtorno neurológicoResumo
O uso da Cannabis sativa para fins medicinais é um assunto bastante polêmico no Brasil, por isso é necessário se aprofundar no tema para elucidar as principais dúvidas e possíveis benefícios. A epilepsia é uma doença que causa alterações neurológicas, como crises epilépticas, disfagia e convulsões. Pode levar a danos cognitivos, psicológicos e comorbidades, piorando a qualidade de vida do paciente. Neste estudo foi realizada uma revisão integrativa sobre os diferentes tipos de canabinóides de C. sativa e seu uso no tratamento da epilepsia. Os dados foram obtidos a partir de artigos de pesquisa publicados em periódicos entre 1963 e 2020. Atenção especial foi dada a diferentes metabólitos, como o canabidiol (CBD). Aspectos gerais da epilepsia, uso de fitocanabinóides em casos refratários e ensaios clínicos e pré-clínicos foram abordados nesta revisão, enfatizando seus efeitos biológicos. Como alvo futuro para o tratamento da epilepsia, o uso terapêutico do CBD em neurologia mostra resultados promissores nos casos em que a medicação convencional não tem efeito. Uma contribuição da pesquisa sobre outros fitocanabinóides e sua inter-relação é essencial para avançar no tratamento da epilepsia e outras patologias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).