AUTOMEDICAÇÃO E SEUS RISCOS À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v34.e2.a2022.pp120-127Palavras-chave:
Automedicação. COVID-19. Saúde.Resumo
Automedicação é o ato de ingerir medicamentos, sem qualquer orientação do profissional adequado. Durante a pandemia da COVID-19 ocorreram muitos casos relacionados à hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina, ivermectina, nitazoxanida, além de polivitamínicos contendo zinco, vitamina C e D. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sobre a automedicação e os riscos à saúde durante a pandemia da COVID-19. Tratou-se de uma revisão integrativa de caráter qualitativo, pesquisando trabalhos científicos relacionados à automedicação e a COVID. As bases de dados utilizadas foram: LILACS (Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Os descritores aplicados foram: Automedicação/COVID e Self-medication/COVID. Dos 558 artigos, publicados entre 2019 a 2021, disponíveis na íntegra gratuitamente, no idioma português e inglês, 9 foram selecionados, conforme o protocolo de pesquisa. Os estudos abordaram a prática da automedicação no período da pandemia para medidas preventivas. Dentre as classes farmacêuticas abordadas no estudo foram: antimaláricos, antirretrovirais, antibacterianos, vitaminas, analgésicos e antipiréticos. Campanhas educativas são necessárias, uma vez que o uso inadequado pode gerar resistência bacteriana, intoxicações por superdosagem, efeitos colaterais e até mesmo piora do quadro de alguma doença já existente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).