SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA NO CONTEXTO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v35.e1.a2023.pp29-40Palavras-chave:
saúde do trabalhador, segurança dos trabalhadores, estratégias em saúde, farmacêuticoResumo
Ao profissional farmacêutico é permitida, respeitadas as atividades afins às demais profissões, a sistematização de ações voltadas à Saúde Ocupacional e Segurança. Tais ações devem considerar as evidências disponíveis que permitam (re)discussões envolvendo processos de tomada de decisão, por sua vez passíveis de sumarização na forma de estudos de mapeamento sistemático da literatura. A atual literatura científica disponível não contempla estudos desta natureza envolvendo a temática da Saúde Ocupacional e Segurança no contexto de atuação farmacêutica. Objetivou-se, via revisão de escopo, a identificação da literatura científica disponível sobre a temática. O estudo adotou as recomendações do Instituto Joanna Briggs, bem como o frame work (composto por cinco dimensões) proposto por Kaynak e colaboradores. Após buscas em 10 bancos de dados (incluindo literatura cinzenta) (envolvendo 24 estratégias e três idiomas distintos) e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, oito manuscritos foram incluídos, todos conduzidos por pesquisadores não brasileiros. Dois dentre os 10 campos de atuação profissional (Farmácia e Farmácia Industrial) foram identificados, e a dimensão Prevenção de Riscos fora a mais identificada ao longo dos manuscritos, estando presente em quatro dos manuscritos recuperados. As evidências orientam para a necessidade de condução de abordagens investigativas voltadas à complementação do corpus de evidência apresentado, em sintonia à valoração dos colaboradores enquanto agentes corresponsáveis e promotores da saúde em contextos laborais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).