CAFFEINE INTAKE ALMOST ALWAYS AFFECTS PHYSICAL PERFORMANCE AND COGNITIVE PROCESSES RESPONSIBLE FOR AWARENESS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v35.e2.a2023.pp133-147Palavras-chave:
estimulantes do Sistema Nervoso Central, suplementos alimentares, antecedentes genéticos, pessoal militar, substâncias que melhoram o desempenho, desempenho funcional físico.Resumo
Nas últimas duas décadas, não houve grandes mudanças nas recomendações de suplementação com cafeína. No entanto, o avanço do conhecimento científico tem sido significativo nos últimos tempos, de forma que o estado da arte precisa ser atualizado. Alimentos e suplementos esportivos podem desempenhar um papel importante nos planos de nutrição esportiva de atletas de alto nível. Ingerir suplementos dietéticos específicos pode ter efeitos ergogênicos e de melhoria do desempenho. Este estudo visa confirmar que a cafeína (1,3,7-trimetilxantina), substância encontrada em bebidas como café, chá e bebidas energéticas, pode ser tanto um suporte ergogênico para indivíduos praticantes de atividade física quanto um suporte cognitivo eficaz. Neste contexto, esta revisão delineia o atual quadro de conhecimento. Vários estudos têm demonstrado que o histórico genético, a dieta, a identidade de gênero e o status hormonal influenciam a absorção, o metabolismo e os efeitos fisiológicos e funcionais da cafeína. O planejamento adequado da suplementação da dieta esportiva só pode fortalecer e revitalizar os atletas após treinamento extenuante para alcançar e manter os altos níveis de desempenho exigidos em eventos esportivos. A relação entre os usos e efeitos da cafeína em esportes de força e resistência foi demonstrada. Enquanto isso, os efeitos da ingestão de cafeína no estado de alerta também foram avaliados em militares. Por exemplo, pode acontecer que um desempenho físico significativo seja exigido durante o treinamento militar e operações táticas, como marchar em terrenos acidentados, às vezes com cargas muito pesadas. Além disso, podem ocorrer situações operacionais com redução ou privação do sono.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).