MICROBEAUTY: ASSOCIAÇÃO ENTRE A MICROBIOTA DA PELE E O USO DE COSMÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.14450/2318-9312.v35.e2.a2023.pp120-132Palavras-chave:
cosméticos, disbiose, microbiota,Resumo
A microbiota da pele humana desempenha um papel fundamental no equilíbrio e manutenção da saúde da pele. Estudos farmacêuticos recentes têm se concentrado nesse tópico. Embora a relação entre microbiota e cosméticos ainda seja recente, os dados disponíveis sugerem que os compostos nos cosméticos podem interferir no microecossistema da pele. Assim, este estudo teve como objetivo investigar os possíveis impactos do uso de cosméticos na microbiota da pele. Esta pesquisa foi uma revisão integrativa baseada no modelo PRISMA, que analisou e compilou dados em um fluxograma de acordo com critérios especificados. A coleta de artigos foi realizada no segundo semestre de 2022, de outubro a dezembro. A análise dos artigos incluídos revelou que os cosméticos podem ter um efeito negativo na microbiota da pele, uma vez que muitos ingredientes podem estender seus efeitos por dias, perturbando o microecossistema e alterando a diversidade molecular e bacteriana, muitas vezes causando disbiose. Portanto, o desafio da indústria de cosméticos está em torno do desenvolvimento ou seleção de ingredientes funcionais e ativos para criar produtos inócuos para a microbiota comensal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).