ATENÇÃO FARMACÊUTICA A PACIENTES COM GASTRITE HELICOBACTER PYLORI POSITIVO
Resumo
Helicobacter pylori (H.pylori), um bastonete Gram negativo, adquiriu grande importância, nas duas últimas décadas, depois de ser reconhecido como um importante patógeno que infecta cerca da metade da população mundial. A infecção gástrica pelo H. pylori é, hoje, considerada a segunda infecção mais prevalente do homem, estando intimamente associada a um diverso espectro de desordens clínicas gastrintestinais, sendo este microrganismo o principal agente etiológico demais de 95% das gastrites crônicas e úlceras duodenais, incluindo úlcera péptica, câncer gástrico e linfoma gástrico do tipo MALT(Mucosa Associated Lynphoid Tissue). O principal reservatório deste patógeno é o estômago humano, e a transmissão, provavelmente, ocorre de pessoa a pessoa. Neste sentido, o H. pylori tem sido diagnosticado na saliva e até nas fezes. A prevalência do H. pylori varia com a origem étnica, idade, localização geográfica e condições sócio econômicas, sendo mais alta, em países em desenvolvimento, onde é tanto mais freqüente, quanto mais inadequadas as condições de higiene e saúde da população, sendo esse fator o principal marcador da presença da infecção por este agente microbiano.Downloads
Publicado
2013-01-23
Como Citar
Silva, L. B. L. da, Gonçalves, T. M., Alencar, J. de S., Nunes, P. S., Vasconcellos, A. C. de A., & Santana, D. P. de. (2013). ATENÇÃO FARMACÊUTICA A PACIENTES COM GASTRITE HELICOBACTER PYLORI POSITIVO. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 16(7/8), 72–75. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/316
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).