AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO GEL DE casearia sylvestris sw (GUACATONGA)
Resumo
Ao contrário do que alguns imaginam, a utilizaçãodas plantas medicinais é muito antiga. Na época da Real Botica, quando os farmacêuticos eram chamados de boticários, grande parte dos remédios eram originária de plantas. Ainda, nesta mesma época, a Farmacopéia Brasileira,1ª edição, era considerada como um dos mais adiantados e atualizados códigos farmacêuticos (Silva etal., 2001). A Casearia sylvestris Swart pertence à família Flacourtiaceae(Corrêa, 1952). É conhecida comumente como guaçatonga, chá‑de‑bugre, cafeeiro‑do‑mato, erva‑de‑bugre, guassatonga e guassatunga, sendo encontrada, desde o México e Antilhas, até a América do Sul. No Brasil, sua ocorrência vai da Bahia ao Rio Grande doSul. A Guaçatonga produz compostos químicos do grupo das casearinas, com atividade antitumoral. Suas folhas são amplamente utilizadas pela população contra febres perniciosas e inflamatórias, anti‑diarréico, combate às moléstias herpéticas. Também, é usada como antídoto contra as picadas de cobra. É eficaz contra moléstias de pele de origem sifilítica, bem como para eczemas, sarnas e úlceras (Corrêa, 1952).Downloads
Como Citar
Bernadino, L. S., Silveira, I. A. da, & Nascimento, A. P. do. (2013). AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO GEL DE casearia sylvestris sw (GUACATONGA). Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(3/4), 3–6. Recuperado de https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/386
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).